Balance board | Como usar a prancha de equilíbrio

agosto 01, 2016

balance_board

Já ouviu falar do balance board ou prancha de equilíbrio? Então vem descobrir o que é, para que funciona e quais são os seus principais benefícios.

O que é balance board?

Balance board é uma prancha de madeira maciça usada sob um cilindro que também pode ser feito de madeira ou tubo vazado. Diferente do famoso balance board scooter, que funciona como skate elétrico, a prancha de equilíbrio é um acessório incrível para ajudar no treinamento funcional. Ele foi inspirado na atividade praticada no circo, conhecida como “Rolla Bolla”. O nome comercial varia muito conforme a marca e você pode encontrar como grab board, indoboard, tábua de equilíbrio e outros.

Como começar a usar o balance board?

Apesar de parecer complexo, começar a usar a prancha de equilíbrio é fácil e a evolução é muito rápida. Ao usar pelas primeiras vezes é melhor contar com a ajuda de alguém para se apoiar ou de algum objeto, como cadeira, por exemplo. 

Coloque o pé sob uma das pontas até que esse lado encoste no chão e em seguida suba colocando o peso do corpo para o outro lado. Concentre sua força no centro, tentando manter o equilíbrio e force o peso do corpo para o lado que você deseja se mover. Ufa! Acho que consegui explicar. Depois disso é só ir se aventurando para tentar outras manobras.

balance_board

 

Quais os benefícios do balance board?

O balance board é um ótimo material para treinamento funcional. Ele ajuda a recuperar e prevenir lesões, melhorar o condicionamento físico, desenvolver força e melhorar todas as atividades que envolvem equilíbrio, como surf, long board e skate, por exemplo. Além disso, ele também é um equipamento superdivertido.

balance_board

 

Minha experiência com balance board

Comprei a prancha de equilíbrio há mais ou menos 3 semanas pelo Mercado Livre - veja o produto aqui - e de lá para cá tenho tentado praticar um pouquinho a cada dia. Comecei a me movimentar mais rápido e consegui fazer algumas coisas diferentes, como abaixar, por exemplo.

O segredo está na concentração, então procuro fixar o olhar em algum ponto para me equilibrar. Outra dica é flexionar bem os joelhos e saber distribuir o peso, sempre fazendo mais força para o lado que está sob o rolo.

Ainda estou no começo, mas quero tentar muitas manobras e dividir mais sobre o balance board com vocês aqui e quem sabe até fazer alguns vídeos. Por isso compartilhem comigo se tiverem alguma dúvida ou sugestão.

Agora me contem aqui nos comentários o que vocês acharam dessa brincadeira.

Um beijo.
Carol.

You Might Also Like

2 comentários

  1. Vi esse balance board no snapchat da Gabriela Pugliese, e achei o maximo. Quero muito testar, vou ver agora no Mercado Livre (só morro de medo de cair ahaha)

    Beijos

    www.bymadada.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Duda.

      Simmm, eu já vi ela usando!
      Pensa assim: se cair, do chão não passa hahaha.

      Um beijo.
      Carol.

      Excluir

Google +

Subscribe