Projeto Fitness: Como começar

outubro 17, 2014


Projeto Fitness: Como começar


Segunda-feira também é seu dia oficial de tentar começar uma vida saudável? Uma das suas promessas de fim de ano foi sobre perder peso? Então bem-vindo ao clube! Mas agora chegou a hora de correr atrás do tempo perdido e começar o Projeto Fitness.

Antes disso, vou contar um pouco da minha experiência pessoal pra vocês:

Sempre fui adepta a atividades físicas, porém, nunca consegui levar tão a sério. O ponto que me fez despertar essa consciência, foi o fato de perceber que estou no absoluto controle do meu corpo e cabe somente a mim mesma reverter a situação.

Parece simples, né? Mas foi aí que ganhei a real motivação para correr atrás dos meus objetivos.

Começar um Projeto Fitness vai além de mudar apenas o nosso exterior, é sobre começar com mudanças pequenas e os resultados serão apenas conseqüência.

Estar bem fisicamente tem (e muita!) relação com o nosso interior. Então permita-se e as deixe as mudanças acontecerem gradativamente.

Infelizmente nada cai do céu, vocês não encontrarão aqui fórmulas mágicas e sim dicas de como caminharem nesse processo.



Os primeiros passos rumo ao Projeto Fitness


Os primeiros passos são sempre os mais difíceis, pois exigem mudanças e muitas delas são drásticas. Ou seja, precisamos abrir mão da nossa segurança e sair da zona de conforto.

É preciso entender que se você quer resultados diferentes, são necessárias atitudes diferentes. Atitudes essa que podem ser mais simples do que imaginamos. Afinal, como já disse, mudanças precisam ser graduais.

Quando queremos resultados imediatos, acabamos por tomar medidas extremas, e medidas extremas não se sustentam.

Você precisa encarar esse e todos os outros projetos que surgirão em sua vida, como investimentos e conquistas a longo prazo. Por isso, que tal começar com medidas simples?



Mudando a alimentação


Diminua as frituras, os refrigerantes e a quantidade de sal e açúcar, tudo em excesso é prejudicial à saúde.  Com o passar do tempo, você irá acostumar seu paladar a sentir o sabor real dos alimentos.

Beba de 2 a 4 litros de água por dia, o seu corpo funciona melhor quando devidamente hidratado. Dependendo da atividade que irá praticar ou da temperatura do dia, é recomendado que você beba ainda mais água, para não desidratar.

Coma comida de verdade! Deixe de lado os industrializados, eles normalmente estão cheios de sódio e gordura trans na composição.

Ah, isso vale para os famosos “free-qualquer coisa”, açúcar, gluten e afins. Muitos desses produtos apenas disfarçam outro componentes que podem ser tão prejudiciais quanto. Então, dê preferência para alimentos orgânicos e feitos em casa. Precisaríamos de um post todo só pra falar sobre isso.

Essas dicas são básicas, porém super importantes. Então bora colocá-las em prática?

Pare de deixar para amanhã, dizendo os famosos “só hoje porque(insira aqui uma justificativa qualquer)”.

Se você quiser, sempre encontrará uma desculpa para cometer exageros e só estará enganado a si mesmo.

Porém, lembre-se que saber viver bem, é viver em equilíbrio. Até excessos são prejudiciais, acredite. De vez em quando, é permitido se permitir.



Movimente-se


Já pensou em trocar o elevador pelas escadas? Levar o cachorro para passear pela manhã? Estacionar o carro um pouco mais longe? Ou melhor, ir de bike para o trabalho?

Claro que às vezes por falta de tempo, estrutura, distância e afins, não é possível mudar todos os hábitos. Porém, procure olhar para as atividades que você já desenvolve dentro do seu dia e tente transformar em algo que você se movimente mais.

Os passos seguintes rumo ao Projeto Fitness


Até aqui você pôde entender que seus resultados virão de forma gradativa, através de pequenas mudanças.

Os passos seguintes começam a ficar mais complexos e precisam do auxílio de profissionais, pois apenas eles poderão indicar quais as melhores atividades e dietas para o seu organismo, além de ajudar a definir metas.

Avaliação médica e física


Antes de praticar qualquer atividade, é sempre bom checar se a saúde realmente está em dia. Faça um check-up com seu médico!

Depois disso, é muito importante procurar um avaliador físico. Esse é o profissional que poderá avaliar sua atual condição física (medidas, gordura corporal, peso, flexibilidade e etc.

Ele ajudará a medir seus resultados e determinar quais as melhores atividades de acordo com seus objetivos. Grande parte das academias oferecem esse tipo de acompanhamento.



Dando início aos treinos


Agora que você já definiu seus objetivos e decidiu fazer com que eles se tornem resultados reais. É hora de colocar a mão na massa!

Escolha a atividade que mais tem a ver com o seu perfil, como dança, luta musculação, ginástica, exercícios aeróbicos e etc. e comece já! Se você fizer uma atividade que gosta, a probabilidade de continuar com o passar do tempo é bem maior.

Lembre-se de começar devagar para chegar longe. Não desista ao sentir dores musculares (moderadas, é claro), esse é um sinal de que seu corpo de está percebendo suas mudanças.

Acompanhe o processo de Antes e Depois


Muitas vezes não temos a real dimensão de como está nosso corpo, por isso tirar fotos pode ser um excelente estímulo. Marque as datas, faça uma tabela com as medidas, compare as roupas e se precisar compartilhe com alguém.

Procure a sua própria maneira de se manter estimulado durante o projeto. E o mais importante: não se esqueça que todo seu esforço é um investimento a longo prazo!

Pra recapitular e resumir as dicas, preparei um infográfico. Olha só:



Espero que vocês tenham gostado, estejam motivados e ansiosos para começar o seu próprio Projeto Fitness.

Um beijo e até a próxima!


BIIIIIIIIIIIRRRRRRRRRLLLL!

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