Projeto Fitness: Como começar

outubro 17, 2014



Conversando com alguns leitores do blog, descobri que uns dos assuntos que muitos gostariam de ler, é sobre vida saudável. Então decidi me empenhar melhor nessa ideia, não só pesquisando dicas e assuntos para colocá-los aqui, mas vivenciando essa experiência e compartilhando resultados reais. Por esse motivo decidi criar o Projeto Fitness

Sempre fui adepta a atividades físicas. De certa forma posso dizer que nunca parei totalmente de praticar nenhuma atividade, porém, também nunca consegui levar tão a sério. Mas a partir do momento em que tomei consciência de que sou a controladora do meu corpo e cabe somente a mim mesma reverter a situação, ganhei motivação para correr atrás dos meus objetivos

O Projeto Fitness vai além de apenas compartilhar dicas no blog, isso vale para todos, façam mudanças por vocês mesmo e o resto do mundo e como ele te enxerga é conseqüência. Estar bem externamente tem relação com o seu interior, permita-se a mudanças e as deixe acontecer gradualmente. Infelizmente nada cai do céu, vocês não encontrarão aqui fórmulas mágicas e sim dicas, experiências e o diferencial: muita motivação. Por isso convido todos a enfrentarem esse projeto 


Os primeiros passos rumo ao Projeto Fitness

Os primeiros passos de qualquer atividade diferente que decidimos fazer são os mais difíceis, pois exigem mudanças, muitas vezes drásticas. Ou seja, a quebra da nossa zona de conforto, que nada mais é do que tudo o que já estamos acostumados a fazer, que não nos proporciona nenhum esforço maior e nos transmite total segurança. Mas se você quer resultados diferentes, são necessárias atitudes diferentes. Atitudes essa que são mais simples do que você possa imaginar, afinal, como já disse, mudanças precisam ser graduais. Quando queremos resultados imediatos, acabamos por tomar medidas extremas, e medidas extremas não se sustentam. Você precisa encarar esse e todos os outros projetos que surgirão em sua vida, como conquistas em longo prazo. Por isso, que tal começar com medidas simples?



Na alimentação

Diminua as frituras, os refrigerantes e a quantidade de sal e açúcar, tudo em excesso é prejudicial à saúde, além do mais, com o passar do tempo, você irá acostumar seu paladar a sentir o sabor real dos alimentos. Beba de 2 a 4 litros de água por dia, o seu corpo funciona melhor quando devidamente hidratado. A água deve ser ingerida ao longo do dia, e dependendo da atividade que irá praticar ou da temperatura do dia, é recomendado que você beba ainda mais água, para não desidratar. 

Divida melhor sua alimentação durante o dia. Muitas pessoas pulam o café da manhã e só almoçam, ou não jantam e muitos outros diferentes modos errados de se alimentar. Ao contrário do que se pensa, ao pular uma refeição, você gasta menos calorias ao praticar atividades (das mais simples que sejam como respirar, andar e afins), pois o corpo entende que precisa “estocar” comida, por saber que só receberá outra porção em um longo prazo de tempo e assim acabamos por engordar mais ainda. Por esse motivo, você deve dividir suas refeições em quantidades maiores de horários, porém, em porções menores. O que o manterá saciado durante o dia todo. 

Claro que essas dicas, são importantes e é de fundamental importância você colocá-las em prática se quiser ter algum tipo de resultado. Pare de deixar para amanhã, dizendo o famoso “só hoje”, “só hoje porque é domingo”, “só hoje porque é meu aniversário”, “só hoje porque é festa” e muitos outros, se você quiser, sempre encontrará uma desculpa para cometer exageros e só enganará a si mesmo. Porém saber viver bem, é viver em equilíbrio, não espere ser perfeito e como já disse até os excessos são prejudiciais. Então de vez em quando, coma mesmo, se estiver com vontade, a diferença está em ter consciência de quem a controla é você.



Movimente-se

Já pensou em trocar o elevador pelas escadas? Levar o cachorro para passear pela manhã? Estacionar o carro um pouco mais longe do trabalho? Ou melhor, que isso, começar usar outros meios de transportes que estimulem a prática de atividades físicas? Certamente que há condições que não são possíveis, por uma série de motivos do dia-a-dia, às vezes o tempo é curto, a distância é longa, mas dentre todas as atividades que você desenvolve dentro do seu dia, com certeza alguma você poderá executar de modo que se movimente um pouco mais.


Os passos seguintes rumo ao Projeto Fitness

Depois de seguir as dicas simples e dar os primeiros passos, que diferentemente do que muitos pensam, não é correr direto para uma academia e sim ter consciência dos objetivos que você quer atingir só ocorrerão gradativamente. Os passos seguintes sim são à busca por consultas com profissionais, pois, não importa o quão bem a sua amiga se dê bem com aquela dieta, ou o seu primo com aquele treino, os organismos são diferentes para qualquer pessoa. Apenas um profissional pode lhe indicar melhor quais são as atividades e dietas indicadas para você.




Avaliação médica e física

Antes de praticar qualquer atividade que seja, é sempre bom estar com a saúde em dia. Então procure um médico sempre. Caso você já tenha alguma complicação, procure um especialista, porém se você não tem nenhum tipo de doença, pode procurar por um clínico geral e solicitar um check-up completo. Assim que estiver liberado, procure um avaliador físico, pois essa é a pessoa que irá avaliar sua condição atual e te ajudar explicando quais são as atividades para que você possa conquistar seus objetivos. 


Como a ideia desse Projeto Fitness é compartilhar minhas experiências com vocês, irei compartilhar aqui todos os meus resultados. O meu objetivo principal é definição muscular e diminuição do índice de gordura corporal. Para isso, o avaliador me recomendou que eu focasse em um treino de força, pois assim, com o ganho de massa muscular, automaticamente o índice de gordura corporal cairia. Eu aceitei o desafio e vou começar meus treinos para analisarmos, como o meu organismo irá responder sob esse tipo de estímulo. A conversa com esse tipo de profissional é de extrema importância, pois como expliquei através da avaliação ele poderá dizer o que é melhor para o seu corpo. 

Obs.: Se você for procurar uma academia, grande parte delas disponibilizam um avaliador.



(Todas as fotos são do We Heart It e editadas por mim)

Dando início aos treinos


Agora que você já definiu seus objetivos e decidiu fazer com que eles se tornem resultados reais. É hora de você procurar o meio de fazer isso. Você pode escolher conforme seu perfil e necessidade há uma série de atividades que podem lhe ajudar, como: dança, luta musculação, ginástica e outras. Se você escolher uma atividade que gosta, a probabilidade de continuar fazendo com o passar do tempo é maior, então se atente a isso. Converse sempre com o profissional que irá te orientar e lembre-se de começar devagar para chegar longe. Não desista ao sentir dores musculares, esse é um aviso do seu corpo de que ele está percebendo suas mudanças, se você desistir entrará novamente na zona de conforto. Além do que, se você se acostuma com essas dores e continua, a tendência é que elas diminuam, se você para, elas voltarão toda vez.

Mais sobre o Projeto Fitness

No post de hoje eu preferi focar na importância dos primeiros passos, porque na verdade, tudo que fizermos daqui pra frente são os passos seguintes. E vou compartilhar tudo isso aqui, vou detalhar as atividades que eu pratico, resultados, dicas de receitas fitness, afinal, pra ter um corpo legal e uma vida saudável, não é necessário viver à base de ovo cozido, batata doce e frango sem sal. O Projeto Fitness Carol Neumann, é diferente de tudo isso, a mensagem principal é aproveite a vida sem exageros e se sinta feliz com a sua aparência. Se ame, se valorize!

Acompanhe e participe do Projeto Fitness

É claro que pra facilitar a vida e ficar mais pertinho de vocês, eu irei criar essa categoria no Youtube, onde eu vou disponibilizar os vídeos com todas as dicas que eu colocar aqui e mais! Então não se esqueça de se inscrever no canal (clicando aqui), para você acompanhar e receber no e-mail sempre que tiver conteúdo novo. 

Toda a participação e interação de vocês é bem-vinda, logo que assim, podemos nos incentivar cada vez mais. Então não se esqueça de deixar nos comentários, sua opinião, dúvida, sugestão e/ou crítica. Se quiser também, pode me acompanhar pelo instagram no @neumanncaroline onde eu postarei fotos, vídeos e outras super dicas usando #projetocarolneumann. Se você acompanha o projeto use a hashtag também para que eu possa te acompanhar. Espero que vocês tenham gostado, estejam motivados e ansiosos pelos próximos posts do Projeto Fitness. Um beijo enorme e até a próxima!

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